top of page

Mastologia

IMG_4519.jpg

Mastologia é a especialidade médica que estuda e trata as patologias que atingem as mamas. Engloba tanto as doenças benignas quanto as malignas e que atingem não só mulheres, mas também os homens,
 

Vejamos alguns problemas que podem surgir nas mamas e que o mastologista tem a especialidade de tratar.
 

Nódulos e assimetrias nas mamas
 

É comum entre as mulheres jovens, principalmente no final da adolescência e no início da vida adulta, apresentarem alterações no corpo devido à produção de hormônios. E é principalmente nesta fase que podem surgir algumas doenças na mama, como nódulos (fibroadenomas) e as assimetrias (seios de tamanho diferente).

O médico mastologista será o profissional que fará os exames necessários e recomendará o melhor tratamento. No caso dos nódulos, é possível a identificação pelo toque ou por exame de imagem, podendo ter o seu tamanho alterado conforme a fase do ciclo menstrual.

Na maioria dos casos a assimetria dos seios não se constitui uma preocupação, mas apenas o mastologista poderá verificar e chegar a um diagnóstico. Pode ser decorrente de variações hormonais ou o chamado cancro de mama, uma alteração mais preocupante que ocorre já na vida adulta, uma mudança súbita no tamanho, na forma e na aparência da mama.

Ginecomastia

No universo masculino também é comum surgirem algumas patologias que atingem as mamas, como é o caso da ginecomastia, doença que leva ao crescimento das glândulas mamárias de forma anormal para o corpo de um homem.

Através de uma consulta ao médico mastologista será possível detectar as possíveis causas e estabelecer um tratamento que possa corrigir. A ginecomastia, na fase da puberdade, é facilmente reversível, mas em faixas etárias mais avançadas pode requerer intervenção cirúrgica.

Mastite

A mastite ocorre geralmente no período de gravidez e amamentação e diz respeito a uma inflamação nas glândulas mamárias causada geralmente por uma infecção. O mastologista é o profissional médico que poderá verificar os sintomas e tratar o quantos antes pois, dependendo do caso, pode ou não se tornar uma infecção bacteriana.

Quando tratada logo no começo, a mastite costuma ter bons resultados. Se for uma mastite já instalada com secreção, é necessário o uso de antibiótico. Porém, só um médico especialista poderá fazer uma avaliação e prescrever a mediação adequada, caso seja necessário.

bottom of page